História

30 days ago by Wagner Gabardo

A vinícola está situada em uma área de 73 mil metros quadrados de terrenos às margens da BR 116 – Regis Bitencourt – sentido Curitiba/São Paulo, no município de Quatro Barras.

Família Fardo surge do desejo de Ambrósio Fardo, descente de imigrantes italianos, em preservar o legado de produção de vinhos iniciado por seu avô. Em 2008, adquiriu pipas de madeira dos herdeiros do seu irmão – grande produtor de uvas e de vinho para consumo próprio, de Farroupilha, Rio Grande do Sul. O objetivo era manter as pipas na família como uma herança e, para abrigá-las das intempéries, construiu a primeira parte da atual vinícola. O edifício da vinícola, de imponente estilo medieval, foi construído em pedra basalto e os interiores são ricos em detalhes decorativos.

As tentativas em cultivar vinhas na região frustraram-se em virtude do clima. Mas o desejo de elaborar vinho está em execução e com êxito.

As uvas são selecionadas e adquiridas de produtores dos estados do Sul, favorecendo a opção pela variedade, após criteriosa analise das condições de cultivo e colheita. É isso que vem garantindo a qualidade e o sonho de elaborar um vinho para ser realmente saboreado

Enoturismo

30 days ago by Wagner Gabardo

A visita contempla um tour pela vinícola, oferecendo a oportunidade de conhecer um pouco da história, equipamentos, processamento da bebida, guarda dos vinhos na adega e finaliza com a prova do produto. São ofertados três roteiros de enoturismo: a degustação de produtos no balcão; a visita guiada seguida de degustação de três rótulos acompanhada por queijos; e a visita guiada acompanhada pelo enólogo com a prova de todos os dez rótulos produzidos, acompanhado de queijos, embutidos, pães e patês pensados na harmonização. Caminhadas na ampla área verde da propriedade são uma ótima opção para estender a estadia. Ainda, eventos de harmonização com comida descomplicada, como massas e hambúrguer são realizados ao longo do ano.

Vinhos

30 days ago by Wagner Gabardo

A vinícola elabora, em média, 24 mil litros de vinho/ano com rótulos divididos em diferentes linhas. A uva, vinda de tradicionais regiões produtoras brasileiras, são contratadas ainda antes do fruto ‘brotar’ no parreiral. Ao chegar na vinícola, passam por um cuidadoso processo de elaboração em tanques de inox. A vinícola produz quatro gamas de vinhos:

Casa, vinhos de única variedade, elaborados com uvas provenientes de parceiros que as cultivam nas regiões do Alto Uruguai, Serra Gaúcha, Serra Catarinense e Sudoeste do Paraná. Busca-se potencializar o que de melhor cada região pode oferecer.

Da Família, elaborada a partir de uvas Bordô, que remetem a memória afetiva. Com cheiro de uva bastante acentuado, é o típico vinho da família que se reúne ao redor da mesa na casa da “mama”.

Encontro, a partir da harmonização de duas ou mais uvas que, combinadas, acentuam as qualidades de cada uma.

Alegria, destinada aos espumantes frescos e versáteis para qualquer ocasião, de secos a doces de moscatel.

A vinícola produz ainda duas Grappas que resgatam a tradição italiana de produzir bons destilados a partir do bagaço das uvas fermentadas, além de um suco de uva integral.

Serviço

3 days ago by Jane Doe

https://familiafardo.com.br/

https://www.facebook.com/vinicolafamiliafardo

https://www.instagram.com/familia_fardo/

Rodovia br 116, nº 550, km 69, Palmitalzinho cep 83420-970 cx. postal 90 Quatro Barras PR

Reserve seu horário pelo telefone (41) 3672-1693 ou (41) 3672-4488 whatsapp (41)99217-5862 ou pelo e-mail contato@familiafardo.com.br e agende sua visita.

Horário de atendimento: 9h às 17h, abertos todos os dias. Para feriados e datas comemorativas favor consultar.

Valor das visitas guiadas com degustação: R$ 40 (três vinhos) ou R$ 130 (dez vinhos).