História

30 days ago by Wagner Gabardo

A cave colinas de pedra é um projeto inédito no mundo de maturação de espumantes no interior de um túnel ferroviário em meio a uma área de mata atlântica protegida da Serra do Mar paranaense.

Em 1999 foi adquirida uma área de 45 hectares localizada nos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova, no município de Piraquara - Paraná. No ano seguinte, foram adquiridos em leilão público, da extinta Rede Ferroviária Federal S.A - RFFSA, a estação, o túnel ferroviário desativado, localizado a 140 metros da estação e uma litorina sucateada.

Surgiu então a ideia de viabilizar a adaptação do túnel em cave de maturação de espumantes. Após dois anos de testes concluiu-se que o ambiente reunia as condições adequadas para a maturação de vinhos espumantes.

O túnel possui extensão de 429 metros, com 5 metros de altura e 3,5 metros de largura. As duas portas internas, no espaço da cave, são portas tipo “cofre forte” de alta resistência. A capacidade de armazenamento é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva, podendo elevar esse número a 500.000 garrafas.

A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse. Toda administração fica por conta da família de Ari Portugal.

Enoturismo

30 days ago by Wagner Gabardo

A Cave Colinas de Pedra realiza visitas guiadas ao túnel com degustação de Espumantes em dois horários durante os finais de semana: 00:00 e 00:00.

Visitas em outro dias da semana podem ser feitas mediante agendamento prévio e com grupo mínimo de pessoas.

O restaurante, para 60 pessoas, foi construído na estação ferroviária restaurada e serve almoço, com mesa gourmet, pensado na harmonização com os espumantes da vinícola.

Áreas de descanso, com gazêbos e confortáveis cadeiras, redários e trilhas pela Mata Atlântica oferecem uma imersão na área de natureza preservada.

Além de um vagão de trem para passageiros, fabricado na Philadelphia - USA, na década de 60, inteiramente restaurado permite os visitantes vivenciar momentos de nostalgia.

É possível ainda chegar à vinícola de helicóptero fazendo um vôo panorâmico do centro de Curitiba à Serra do Mar contratando o serviço com a vinícola.

Vinhos

30 days ago by Wagner Gabardo

A Colinas de Pedra possui seis espumantes em seu portfólio, contemplando os mais diversos estilos da bebida. Quatro deles são elaborados pelo método champenoise a partir de Chardonnay e Pinot Noir. Nature, extra brut e brut brancos e um brut rosé. Com destacado frescor e cremosidade, expressam a vocação brasileira para espumantes de grande qualidade. Para os amantes do vinhos mais adocicados são comercializados dois espumantes elaborados pelo método asti: moscatel branco e moscatel rosé.

Serviço

3 days ago by Jane Doe

Web: www.cavecolinasdepedra.com.br

Insta: @cavecolinasdepedra

FB: https://www.facebook.com/cave.pedra/

Fone: (41) 9 9667-5000 (WhatsApp)

Email: contato@cavecolinasdepedra.com.br

Endereço

Rua Antonio Brudeck, 100 - Caixa Postal 107

Roça Nova | Piraquara | PR | CEP 83.307-500