História

30 days ago by Wagner Gabardo

A Vinícola Araucária está localizada na Colônia Malhada, zona rural do município de São José dos Pinhais (SJP), a 40km do centro da capital paranaense e próximo ao aeroporto. A propriedade está situada a cerca de 980 metros de altitude, possui clima temperado húmido e solo argilo-calcário. A implantação do vinhedo foi feita em 2007, projeto pioneiro no município. Predominam as uvas cabernet franc – a melhor adaptada ao terroir – e chardonnay, além de cabernet sauvignon, pinot noir, e viognier. A referência a ícones paranaenses rege os rótulos dos vinhos elaborados: Poty, artista plástico paranaense de renome, a ave Gralha Azul e Angustifólia – o nome científico da Araucária, árvore nativa da região que abraça a paisagem do vinhedo. As instalações da vinícola foram finalizadas em 2009 e os primeiros vinhos lançados em 2012. Abriu suas portas para o enoturismo em 2014, com visitas guiadas e degustações oferecidas aos sábados, domingos e feriados. No ano seguinte foi inaugurado o restaurante Gralha Azul e em 2016 foram construídas cabanas de madeira em meio ao bosque para hospedagem de visitantes e trilhas para caminhada na propriedade rural.

Enoturismo

30 days ago by Wagner Gabardo

A vinícola Araucária conta com visitas guiadas finais de semana e feriados em cinco horários: dois pela manhã e três à tarde. Além disso, anualmente, realiza a Festa da Vindima, onde os visitantes tem a oportunidade de colher as uvas, degustá-las e participar da pisa-a-pé dos cachos em tinas de madeira, simulando uma prática ancestral dos camponeses viticultores. Outros eventos acontecem ao longo do ano, como a sapecada de pinhão e os circuitos de maratonas e ciclismo que incluem a vinícola no trajeto. O restaurante, com capacidade para 120 pessoas, serve cozinha paranaense contemporânea, com um cardápio a la carte de entradas, pratos principais e sobremesas, elaborados com ingredientes regionais. Estrutura de lazer para crianças, redes na sombra das árvores, lago com pedalinho e trilhas com mirante são atrações imperdíveis na propriedade.

Vinhos

30 days ago by Wagner Gabardo

A uva chardonnay, colhida em meados de janeiro (1) , é usada na elaboração dos espumantes da vinícola. São três, feitos pelo método tradicional (2) , cuja doçura os distingue: do mais seco, Nature; Brut, o primeiro lançado, em 2012; Demi Sec, o mais doce. Cada rótulo é ilustrado por um imagem do artista plástico paranaense Poty Lazarotto (1924-1998), criador de murais que estampam fachadas de edifícios e praças de relevância turística em Curitiba. Poty é considerado um artista ícone do Paraná. Angustifólia batiza os tintos mais encorpados e de estágio longo em carvalho, de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, além de um branco de chardonnay produzido em pequena escala. Já linha Gralha Azul produz vinhos mais leves com nenhum um breve estágio em madeira, feitos de merlot e uvas cabernet franc plantadas em frente à vinícola, usadas atualmente na celebração da Festa da Vindima. Diversos vinhos já da Araucária já foram premiados em concursos de vinhos ao redor do Brasil.

1 - O momento da colheita pode se adiantar ou estender dependendo do calor e insolação na estação de maturação.

2 - Método de toma de espuma típico da região de Champagne, França, onde a refermentação do vinho base para formação do gás carbônico, característico da bebida, ocorre dentro da garrafa. Também conhecido como método champenoise ou clássico.

Serviço

3 days ago by Jane Doe

Venha conhecer a Vinícola Araucária, aprender o processo de elaboração do vinho, saborear as delícias do Restaurante Campestre Gralha Azul e relaxar com a bela paisagem da região. Visitas Guiadas aos sábados, domingos e feriados, com agendamento.