HISTÓRICO DA VINOPAR – ASSOCIAÇÃO DOS VITIVINICULTORES DO PARANÁ
A Associação de Viticultores do Paraná – VINOPAR foi fundada em 2017 e conta com a participação de quinze vinícolas distribuídas na Região Metropolitana de Curitiba: Araucária, Don Romani, Família Fardo, Franco Italiano, Legado, Vô Vito e Zanlorenzi; no sul do Paraná: Bertoletti, Betiatto e RH; e no norte do estado: Crevelim, Guaravera, La Dorni e Paschovino.
Nossos objetivos são (a) fortalecer a produção de uvas de qualidade e o beneficiamento e comercialização de vinhos finos, coloniais, espumantes e demais produtos da uva como sucos e grapas; (b) estimular o consumo e a valorização de vinhos nacionais pelo consumidor brasileiro e estrangeiro; (c) consolidar o Paraná como um novo polo vitivinicultor no cenário nacional e (d) estimular a prática do enoturismo despertando experiências e estímulos diversos aos amantes do vinho, da gastronomia e das paisagens rurais do estado.
Desde 2019, a VINOPAR tem participado ativamente, junto a SEAB, do REVITIS – Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense cujo um dos objetivos é aumentar a produção de uvas na metade sul do Paraná e diminuir a dependência da compra de uvas de outros estados do sul do Brasil, comum entre as vinícolas de maior porte.
Entre 2019 e 2023, a entidade realizou três edições do Festival VINOPAR do Vinho Paranaense, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que contou com exposição e degustação de vinhos, produtores de queijo, café e de gastronomia típica paranaense além de ciclo de palestras focados na produção de uvas e vinhos e na construção de uma enogastronomia regional do Paraná.
Desde 2020 a VINOPAR tem alertado as autoridades estaduais competentes sobre problemas que afetam diretamente o setor vitivinícola, tais como: a adulteração de vinhos que representam um risco a saúde dos consumidores; o descaminho de vinhos que entram pelas fronteiras internacionais sem o devido processo tributário, prejudicando a competitividade do vinho nacional; a deriva de herbicidas que prejudicam a viticultura e a saúde dos agricultores, entre outros temas de interesse coletivo.
Em 2020 as vinícolas da VINOPAR foram destaque do Grande Prova de Vinhos do Brasil, sendo campeãs em três categorias (duas de espumantes e uma de tintos) e uma de nossas vinícolas foi premiada como Revelação deste evento, o que demonstra a alta qualidade do vinho produzido no Paraná.
Em 2022 a VINOPAR desenvolveu o Mapa do Enoturismo Paranaense, incluindo 25 projetos vitivinícolas do estado com o intuito de fortalecer o Paraná enquanto um destino de turismo rural, cultural e gastronômico além de produtor de vinhos de qualidade.
Através da lei estadual 21.924 de 9 de abril de 2024 foi reconhecido o título de Utilidade Pública a VINOPAR. Neste mesmo ano, a associação seguiu apoiando as ações de capacitação de viticultores do REVITIS, o combate ao descaminho e ao vinho adulterado, a participação em feiras agrícolas que fomentem a fruticultura com destaque para a feira Sabores Paraná, organizada pelo IDR em novembro de 2024.
Em 2025 a VINOPAR participou, com parceria com Secretaria de Turismo e a ABRASEL da promoção do Paraná como destino de turismo gastronômico, durante a EXPO TURISMO, realizada em março. Em junho deste ano, realizaremos a IV edição do Festival VINOPAR do Vinho Paranaense, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.